Óleos Essenciais de Frutas Cítricas

Os óleos essenciais cítricos são os obtidos de laranjas, limões, limas, tangerinas, mandarinas e o grapefruit, normalmente pela prensagem das suas cascas.

Mas existem também os óleos essenciais extraídos das suas flores, o néroli e os óleos das suas folhas, o petitgrain.

Os óleos essenciais cítricos extraídos de suas cascas, possuem um vasto número de aplicações terapêuticas e industriais, sendo muito importantes na economia mundial dos derivados de cítricos.

Óleos Essenciais Brasileiros

O Brasil tem lugar de destaque na produção de óleos essenciais e, ao lado da Índia, China e Indonésia, é considerado um dos quatro grandes produtores mundiais. A posição do Brasil deve-se, basicamente, aos óleos essenciais cítricos, obtidos como subprodutos da indústria de sucos.

Há pelo menos 300 óleos essenciais de interesse comercial no mundo e, entre os 18 mais importantes, o Brasil lidera a produção de dois: laranja (Citrus sinensis) e lima destilada (Citrus aurantifolia).

     

    Rendimentos dos Óleos Cítricos

    O óleo essencial de laranja é extraído do pericarpo do fruto e tem sido empregado na perfumaria, em produtos farmacêuticos, alimentícios e em materiais de limpeza. O rendimento máximo de extração de óleos cítricos é de 0,4%, ou seja, para cada tonelada de fruta processada, são obtidos quatro quilos de óleo.

    Benefícios dos óleos essenciais cítricos

    Várias pesquisas cientificas revelaram que estes óleos cítricos apresentam propriedades e um alto poder de menotorpenos nos, óleos cítricos é um dos grandes segredos das suas reconhecidas propriedades terapêuticas. Menotorpenos são as menores moléculas que compõem os óleos cítricos, e, por este motivo penetram com extrema facilidade em todos os tecidos do corpo humano, com poderosa ação solvente de gorduras. O menotorpeno com maior percentual nestes óleos cítricos é o d-limoneno. Na laranja chega a 90% no limão de 65-70% (dependendo da variedade), na tangerina 70% e no grapefruit 95%.

    pt_BR